quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como foi o movimento do Tropicalismo?

Foi simplesmente um histórico passo adiante no meio musical brasileiro. Foi caracterizado pela introdução de novos elementos,que estavam em vigor no contexto internacional,dentro da realidade da música brasileira. Essa mistura do pop, do popular e do experimentalismo estético impulsionaram uma mudança substancial na cultura nacional.
Embora inovador, esse movimento usou de artifícios antigos para espalhar a sua arte, como o mimeógrafo (máquina antiga usada para fazer cópias de papel escrito em grande escala) , planfetos, revistas caseiras, pichações em muros. A marginalidade foi usada como meio de ameaça ao sistema, tudo para espalhar a idéia de que o povo precisava se libertar.
O comportamento exótico dos jovens, incluindo bissexualidade, uso de tóxicos e gestos ilegais, faziam parte de uma contestação de caráter político.
A censura exigia dos artistas a habilidade de driblar a repressão e buscar meios de deixar implícito seus pontos de vistas.
Tudo isso fez da poesia um trabalho coloquial e lúdico, onde o que importava era a realidade imediata, não fazia sentido escrever sobre algo bonito em uma época de horrores.

site de ajuda: http://www.cliquemusic.com.br/br/generos/generos.asp?nu materia=28
Fonte da imagem:www.google.com.br

3 comentários:

  1. Acho que o resumo que fizemos destaca os principais pontos do movimento nos dando uma pequena idéia do que foi esse grande acontecimento e de como ele foi importante na história do Brasil.
    Elizabeth Maria Palitot Galdino

    ResponderExcluir
  2. Esse texto que nós produzimos resume bem o movimento musical do Tropicalismo, a Mimeógrafo Generation, o comportamento rebelde, a batalha constante contra a censura e como a poseia influenciou e foi influenciada por esse grande movimento na história do Brasil.
    Villany Maria Palitot Galdino

    ResponderExcluir
  3. Exatamente isso, garotas. Vale a pena trazer uma canção bem representativa desse perído: "Alegria, alegria", "É proibido proibir",entre outras.
    Um abraço!

    ResponderExcluir